Rádio Fusion

Previsão do Tempo

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Clima e Tempo


  É muito comum as pessoas confundirem clima com tempo. Veremos a seguir que existem diferenças entre os dois assim como vamos conhecer e entender os diversos fatores que os caracterizam.


 O Clima

          A sucessão periódica do comportamento da atmosfera ao longo do ano repetindo-se por diversos anos (mais ou menos 30), em um ponto qualquer da superfície da Terra é considerada como um padrão climático.
          Não pode ser confundido com o tempo. Este se refere ao estado momentâneo do clima. Por exemplo: se dizemos que hoje está quente, estamos nos referindo ao tempo. Mas, se dissermos que em Cuiabá o tempo é quente o ano inteiro, e na Amazônia é sempre quente e úmido, estamos nos referindo ao clima da região já que se repetem durante um período maior (diferente, portanto, de tempo).


  A Previsão do Clima

          É uma estimativa do comportamento médio das condições predominantes dos oceanos e da atmosfera elaborada com um mês ou alguns meses de antecedência. As séries históricas dos dados meteorológicos, como período mínimo de 30 anos (climatologia), também são utilizadas na elaboração dessas previsões. Assim como na elaboração das previsões do tempo, os modelos numéricos também são utilizados na elaboração da previsão climática. Esses modelos são baseados em parâmetros oceânicos e atmosféricos, descrevendo as ocorrências futuras esperadas em uma determinada região. É importante frisar que estas previsões são de fundamental importância para o planejamento de safras, geração de energia, defesa civil, meio ambiente, entre outros. Em resumo, Tempo e Clima são dois termos que estão intimamente relacionados, mas, mesmo assim, são bem distintos. Ou seja, o Tempo se refere ao estado instantâneo da atmosfera a qualquer momento, incluindo temperatura, precipitação, pressão do ar, nebulosidade, etc. Já o Clima é o estado médio da atmosfera em um determinado período (a OMM define um período mínimo de 30 anos). Por exemplo: se dissermos que o dia de ontem esteve frio, estamos nos referindo ao tempo. Mas, se dissermos que na cidade de Salvador o tempo é quente e úmido o ano inteiro, estamos nos referindo ao clima da cidade.


 Fatores do clima 

          Cada região do possui diversos fatores que modificam os elementos do clima. Os fatores climáticos são:

» Latitude

          Quanto mais nos afastarmos do Equador, menor a temperatura. A Terra é iluminada pelos raios solares com diferentes inclinações. Quanto mais longe do Equador a incidência de luz solar é menor.
» Altitude
       Quanto mais alto estivermos menor será a temperatura. Isto porque o ar se torna rarefeito, ou seja, a concentração de gases e de umidade à medida que aumenta a altitude, é menor, o que vai reduzir a retenção de calor nas camadas mais elevada da atmosfera. Há a questão também que o oceano ou continente irradiam a luz solar para a atmosfera, ou seja, quanto maior a altitude menos intensa será a irradiação.

» Massas de ar
          Apresentam características particulares da região em que se originaram, como temperatura, pressão e umidade, e se deslocam pela superfície terrestre. As massas podem se polares, tropicais ou equatoriais.
          As massas de ar tropicais se formam nos trópicos de Capricórnio e de Câncer.
          Elas podem se formar na altura dos oceanos (oceânicas) e serem úmidas; serão secas se forem formadas no interior dos continentes (continental).
          As massas polares são frias. Isto porque elas se formam em regiões de baixas temperaturas, como o nome já diz, nas regiões polares. Elas também são secas, visto que as baixas temperaturas não possibilitam uma forte evaporação das águas.
          As massas equatoriais são quentes, se formam próximas a linha do Equador.
          O encontro de duas massas, geralmente uma fria e outra quente, dá-se o nome de frente. Quando elas se encontram ocorre as chuvas e o tempo muda.
» Continentalidade
          A proximidade de grandes quantidades de água exerce influencia na temperatura. A água demora a se aquecer, enquanto os continentes se aquecem rapidamente. Por outro lado, ao contrário dos continentes, a água demora irradiar a energia absorvida. Por isso, o hemisfério Norte tem invernos mais rigorosos e verões mais quentes, devido a quantidade de terras emersas ser maior, ou seja, sofre influencia da continentalidade, boa parte deste hemisfério.
» Correntes Marítimas
           São massas de água que circulam pelo oceano. Tem suas próprias condições de temperatura e pressão. Tem grande influencia no clima. As correntes quentes do Brasil determina muita umidade, pois a ela está associada massas de ar quente e úmida que provocam grande quantidade de chuva.
» Relevo
          O relevo pode facilitar ou dificultar as circulações das massas de ar, influindo na temperatura. No Brasil, por exemplo, as serras no Centro-Sul do país formam uma “passagem” que facilita a circulação da massa polar atlântica e dificulta a massa tropical atlântica. 
» Vegetação
          A vegetação impede a incidência total dos rios solares na superfície. Por isso, com o desmatamento há diminuição de chuvas, visto a umidade diminuir, e há um aumento da temperatura na região.
Matéria retirada do site  http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40168.htm